sábado, 30 de março de 2013

ANÁLISE COMBINATÓRIA (4)

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO



SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I

I. Plano de Aula: 2013

II. Dados de Identificação:
 
Disciplina: MATEMÁTICA                                          Série: 3º ANO EM       


 
III. Currículo Mínimo:
 
-  Resolver problemas de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples e/ou combinação simples.
- Utilizar o princípio multiplicativo e o princípio aditivo da contagem na resolução de problemas.
- Identificar e diferenciar os diversos tipos de agrupamentos.
- Calcular a probabilidade de um evento.


  Matriz de Referência:
D75 - Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e ou combinação simples.

IV. Objetivos:
Resolver problemas de contagem.

 V. Conteúdo:

  CONTAGEM DA PROBABILIDADE DE UM EVENTO OCORRER
 
VI. Desenvolvimento do tema
 
1 - Exposição Histórica (https://drive.google.com/folderview?id=0B_xVBgKzFi2Kck5nNzZmZF9pQ3c&usp=sharing). http://www.somatematica.com.br/historia.php.
 2- Exemplificação com o cotidiano (nono dígito nos números do telefone em São Paulo e futuramente no Rio de Janeiro).
3 - Exibição do vídeo De malas prontas(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33140). Aula dialogada caracterizada por problematização.


VII. Recursos didáticos:
Quadro, datashow, vídeo, computador.

VIII. Avaliação:
 
Debate
 
XIX. Bibliografia
 
DANTE, L. R. Matemática contexto e aplicações.
 
 
X. Elaboradores do Plano:
 
Alexandre Pereira Gonçalves (CE VEREADOR PERCY BATISTA CRISPIN)
Anizia Calazans (CE VICENTINA GOULART)
Oscar Vilamir Ribeiro (CE VEREADOR PERCY BATISTA CRISPIN)
Rodrigo Pereira Webering (CE SÃO JORGE)
Wallesca N. Guimarães (CE VICENTINA GOULART)
Wilson Bispo dos Santos (CE VEREADOR PERCY BATISTA CRISPIN)

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