sábado, 30 de março de 2013

ANÁLISE COMBINATÓRIA - PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

                                                 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I

I. Plano de Aula: 2013

II. Dados de Identificação:
 
Disciplina: MATEMÁTICA                                                  Série: 3º ANO EM       


III. Currículo Mínimo:
 
Utilizar o princípio aditivo da contagem na resolução de problemas.
Matriz de Referência:
D75 - Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e ou combinação simples.
IV. Objetivos:
Introduzir o conceito de fatorial e contagem.

 V. Conteúdo:

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
VI. Desenvolvimento do tema:
Dispor 4 alunos em fila indiana.
Montar todas as possibilidades de variações. (dividindo a turma em grupos que farão as variações por escrito)
Aplicar a ferramenta do princípio fundamental da contagem (PFC), fixando conceitos.
Adicionar o conceito de fatorial que será aplicado nos demais dispositivos da Análise Combinatória.

EXERCÍCIOS: http://exercicios.brasilescola.com/matematica/exercicios-sobre-fatorial-principio-fundamental-contagem.htm

VII. Recursos didáticos:
Quadro, caneta.
VIII. Avaliação:
Participação da turma, exercícios de fixação.
XIX. Bibliografia:
X. Elaboradores do Plano:
 
Valdenira G. de A. Carneiro (CE DOM WALMOR)
Edson de Souza Pereira (CIEP 390 CHÃO DE ESTRELAS)
Cristiane Fernandes Farias (CE ALFREDO NEVES)
Anderson Garcia (CIEP 021 GENERAL OSÓRIO)
Paulo Alex Nacif Lube (CIEP 365 ASA BRANCA)
João Jorge Sarto Neto (CIEP 365 ASA BRANCA)
Adair J. B. Souza (CIEP 365 ASA BRANCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário