domingo, 31 de março de 2013

ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS (2)

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I

I. Plano de Aula: Data:06/2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: MATEMÁTICA                                     Série: 9º ANO EF      


III. Currículo Mínimo:

- Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
- Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice versa.
 
Matriz de Referência:
 
D80 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

 
IV. Objetivos: 
 
Analisar e interpretar gráficos e/ou tabelas.


 V. Conteúdo:
 
 ANÁLISE DE GRÁFICOS E FUNÇÕES

VI. Desenvolvimento do tema
 
1- Coletar os dados da turma com a quantidade de alunos que fazem aniversário em cada mês.

2- Construir uma tabela com os dados coletados.

3- Fazer análise de dados.

4- Apresentar os tipos de gráficos para os alunos para que eles possam escolher o que melhor se aplica aos dados coletados com datashow.

http://www.klickescritores.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1024-6945-,00.html
http://www.tecmundo.com.br/excel/1745-saiba-qual-tipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dados-no-excel-2007.htm

5- Montar o gráfico em cartaz para ser afixado na sala.

VII. Recursos didáticos:
Cartazes e datashow. 
 
VIII. Avaliação:
Observação da montagem e apresentação do gráfico final.

XIX. Bibliografia
 
Matemática 9º ano. Autor: Edwaldo Bianchini. SP: Moderna, 2006.

X. Elaboradores do Plano:
 
Marcela Regina Souza Campos (CE BARÃO DE TINGUÁ)
Daniele Braga da Silva (CE BARÃO DE TINGUÁ)
Ricardo Brito Narciso (CIEP 196 SÃO TEODORO)
Celeste da Silva Ferreira (CIEP 196 SÃO TEODORO)
Isis Paes da Silva Vicente (CE CAPITÃO JOAQUIM QUARESMA DE OLIVEIRA)
Maria de Fátima Macedo da Fonseca (CE MARIA EMÍLIA AMARAL FONTOURA)

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