sábado, 30 de março de 2013

AULA DE ESTATÍSTICA (2)

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I

I. Plano de Aula: Data:06/2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: MATEMÁTICA                                                  Série: 3º ANO EM       


III. Currículo Mínimo:

- Construir, ler e interpretar histogramas, gráficos de linhas, de barras e de setores.
Matriz de Referência:
 
D80 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D81 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
IV. Objetivos: 
 
Buscar no aluno o interesse por temas diversos, tornando-o capaz de interpretar e avaliar fatos.

 V. Conteúdo:
Estatística: medidas de centralidade e dispersão.
VI. Desenvolvimento do tema:
1) Propor um questionário com as seguintes perguntas:
a- Como você se informa?
b- Você acha importante se manter bem informado sobre o que acontece a sua volta?
c- Em que áreas do conhecimento a estatística pode ser utilizada?

2) Distribuir temas interdisciplinares para pesquisa a fim de coletarem dados para trazerem e confeccionarem tabelas.
SAÚDE, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ETC.

3) Ensiná-los a construir gráficos.

4) Motivá-los para o aprendizado da leitura e interpretação dos dados.

5) Orientá-los para a forma de exposição dos trabalhos. ( mural)

VII. Recursos didáticos:
Recortes de materiais de revistas, jornais e internet. 
VIII. Avaliação:
Exposição dos trabalhos.
XIX. Bibliografia:
Revista veja, Isto é, Jornal O Globo, site do IBGE.
X. Elaboradores do Plano:
 
Alice de Assis Basílio dos Santos (CE PROFª VENINA CORREA TORRES)
Flávia Dias Ferreira (CIEP 172 NELSON RODRIGUES)
Alvany F. Pinheiro Machado (CE PROFª VENINA CORREA TORRES)
Jordan de Aguiar Leal (CE NATIVIDADE PATRÍCIO ANTUNES)
Flávio Meireles dos Santos (CIEP 172 NELSON RODRIGUES)
Reginaldo José de Albuquerque (CE PROFª VENINA CORREA TORRES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário