sábado, 30 de março de 2013

CARTA (3) - FORMAL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO 


SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I








I. Plano de Aula: Data: 2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA                                                Série:  9º ANO EF      


III. Currículo Mínimo:
-  Reconhecer os níveis de formalidade empregados nos textos.

Matriz de Referência:
 
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.


IV. Objetivos: 
 
Produzir uma carta formal acerca da 1ª impressão sobre a escola.
 
 V. Conteúdo:
 
CARTA FORMAL


VI. Desenvolvimento do tema

Dividir a turma em grupos de 4 integrantes;
Distribuir fragmentos da Carta de Pero Vaz de Caminha para que os alunos façam a leitura da mesma e discutam entre si sobre a linguagem utilizada.
Fazer com que os alunos produzam uma carta endereçada ao diretor da escola em que eles relatem a 1ª impressão que tiveram da mesma.
Discutir as cartas produzidas pelos grupos comparando s diferentes formas de tratar uma informação.



A carta de Caminha

Carta de Pero Vaz de Caminha a El Rei D. Manuel

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/0015.html



VII. Recursos didáticos:
 
cópias de fragmentos da Carta de Pero Vaz de Caminha, datashow com a reprodução na íntegra da Carta.
 
VIII. Avaliação:
A produção do relato e o debate entre os grupos.


XIX. Bibliografia:
   

X. Elaboradores do Plano:
 
Cynthia Mendes Lomba (CE COMENDADOR SOARES)
Cristiane Queiroz de Jesus (CE PROFª VENINA CORREA TORRES)
Kelly Christine Duarte de A. Cardoso (CE NATIVIDADE PATRÍCIO ANTUNES)
Marcia Lopes H. Souza (CIEP 172 NELSON RODRIGUES)
Heloísa Macedo Coelho (CE NATIVIDADE PATRÍCIO ANTUNES)
Cláudia da Silva Gonçalves (CE NATIVIDADE PATRÍCIO ANTUNES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário