domingo, 31 de março de 2013

CARTA (4)

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO 


SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I








I. Plano de Aula: Data: 2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA                                                Série:  9º ANO EF      


III. Currículo Mínimo:
-  Reconhecer a estrutura das cartas pessoal e oficial (requerimento, ofício e solicitação), diferenciando-as quanto à sua finalidade e esfera de circulação.

Matriz de Referência:

D01 - Localizar informações explícitas em um texto.
D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.



IV. Objetivos: 
 
Identificar as maneiras de se reconhecer a informação.

 
 V. Conteúdo:
 
CARTA


VI. Desenvolvimento do tema

A aula será desenvolvida a partir de algumas etapas:

Apresentação do quadro-resumo com as características estruturais da carta pessoal (informal, formal e carta do leitor)
Produção textual: elaboração de carta pessoal.
Construção e preenchimento do envelope.


VII. Recursos didáticos:
 
datashow.
 
VIII. Avaliação:
 
Observar a produção textual - participação.


XIX. Bibliografia:
Carta e suas características pessoais. Autora: Miriam Chaves Carneiro.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27658 (sugestão do material pedagógico, 9º ano Língua Portuguesa)


X. Elaboradores do Plano:
 
Genilza Resende S. dos Santos (CIEP 025 GETÚLIO SALES)
Simoni Guedes Tonietto (CE FIGUEIRA)
Elizeth Dias Prado (CE VICENTINA GOULART)
 

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