domingo, 10 de março de 2013

EQUAÇÃO DO 2º GRAU

                                                 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I








I. Plano de Aula: Data: 2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: MATEMÁTICA                                                  Série: 9º ANO EF      


III. Currículo Mínimo:
 
 - Identificar situações-problema que podem ser resolvidas por equações do 2º grau.
 
Matriz de Referência:
 
D43 - Resolver problema envolvendo equeção do 2º grau.
 
 
IV. Objetivos:
Identificare solucionar problemas envolvendo equações do segundo grau.
 
 
 V. Conteúdo:


Equação do 2º grau

VI. Desenvolvimento do tema





Propor aos alunos a situação:

Pedro perguntou a Marcos qual é a sua idade. Marcos respondeu que sua idade ao quadrado menos 5 vezes a sua idade é igual a quatorze anos. Qual é a idade de Marcos?

Transformar a situação em uma sentença matemática:



X2 – 5x = 14


Explicar ao aluno que a equação do 2º grau, tem a fórma geral.


 
aX2 – bx + c = 0
 
 
 
 
 
 
 
Chegaremos a conclusão de que  X1 = 7    e   X2 = - 2
 
Como X é a idade, X não pode ser negativo, portanto Marcos tem 7 anos.
 
 
 
 
 
VII. Recursos didáticos:
Conversa informal, quadro, caneta.


VIII. Avaliação:
 
Observação e aplicação dos exercícios.

XIX. Bibliografia:

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X. Elaboradores do Plano:
João Cristino (CE JOÃO SANTOS SOUTO)
Maria da Conceição N. dos Santos (CIEP BRIZOLÃO 207 GILSON AMADO)
Bethânia De A, Moreti (CE ARMANDO DIAS)
Ronaldo da Silva (CE ARMANDO DIAS)
Maranei da Silva Arruda Golo (CE ALMIRANTE TAMANDARÉ)

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