domingo, 24 de março de 2013

GÊNERO TEXTUAL: A CARTA

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I








I. Plano de Aula: Data: 2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA                                                Série:  9º ANO EF      


III. Currículo Mínimo:
- Reconhecer a estrutura das cartas pessoal e oficial (requerimento, ofício e solicitação), diferenciando-as quanto à sua finalidade e esfera de circulação.
 
Matriz de Referência:

D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.



IV. Objetivos: 
 
Diferenciar a linguagem formal da linguagem informal e reconhecer a importância deste gênero nas relações sociais.
 
 V. Conteúdo:

 GÊNERO TEXTUAL: A CARTA


VI. Desenvolvimento do tema

O professor apresentará o gênero sinalizando as principais características (juntamente com a turma). Em seguida, o professor pedirá que cada um escreva uma carta.

  Sites interessantes:


 
Sugestão: O professor pode criar uma caixa de correios na sala de aula e estimular a troca de cartas entre os alunos.
 
VII. Recursos didáticos:
 
datashow, vídeos

VIII. Avaliação:

Oral e escrita.

XIX. Bibliografia:

Matriz de Referência Saerj 2012 e Currículo Mínimo.

X. Elaboradores do Plano:
 
Cátia Regina M. dos Santos (CIEP 166 ABÍLIO AUGUSTO TÁVORA)
Shirlei T. Lemos (CIEP 166 ABÍLIO AUGUSTO TÁVORA)
Lenita C. S. Sequeira (CE SÃO FRANSCISCO DE PAULA)
Sheila Santos da Silva Tobias (CE SÃO FRANSCISCO DE PAULA)
Nely Marinho Fernandes (CE SÃO FRANSCISCO DE PAULA)
Rogério B. de Carvalho (CE SÃO FRANSCISCO DE PAULA)
 

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