domingo, 31 de março de 2013

PERSONAGEM

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO 

SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I








I. Plano de Aula: Data: 2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA                                                Série:  9º ANO EF      


III. Currículo Mínimo:
- Identificar e diferenciar características físicas e psicológicas dos personagens.
 
Matriz de Referência:

D01 - Localizar informações explícitas em um texto.
D04 - Inferir uma informação implícita em um texto.



IV. Objetivos: 
 
Localizar informações explícitas em um texto e inferir uma informação implícita em um texto.

 V. Conteúdo:

INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS NO TEXTO


VI. Desenvolvimento do tema

Fragmentos dos textos:

Girafa (Revista Nova escola)
Memórias Póstumas de Machado de Assis (Bueno, Eduardo)

(Página 42 das Orientações Pedagógicas 9º ano Língua Portuguesa 3º bimestre)

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/cm/cm_11_9_9A_3.pdf

Fazer correlação de características físicas e psicológicas entre os personagens dos textos citados e suas formas peculiares de descrição dos mesmos.

Obs. Pedir a dois alunos para descreverem os personagens e logo após se descreverem.

VII. Recursos didáticos:
 
Textos interpretativos.
 
VIII. Avaliação:

Elaboração de um texto descritivo.


XIX. Bibliografia:


http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/cm/cm_11_9_9A_3.pdf





X. Elaboradores do Plano:
 
Ana Paula Fonseca (CIEP 207 GILSON AMADO)
Anderson Ferreira de Melo (CIEP 207 GILSON AMADO)
Edilza dos Santos de Souza (CIEP 207 GILSON AMADO)
Célia de Carvalho (CE ALMIRANTE TAMANDARÉ)
Rogério Mariano da Silva (CE ARMANDO DIAS)
Valdirene Cardoso (CE JOÃO SANTOS SOUTO)
Rosangela Maria Sodré de Mello (CE JOÃO SANTOS SOUTO)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário