sábado, 30 de março de 2013

SEMELHANÇA DE POLIGONOS (2)

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I








I. Plano de Aula: Data: 2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina: MATEMÁTICA                                                Série:  9º ANO EF      


III. Currículo Mínimo:
- Identificar figuras semelhantes.
- Utilizar o Teorema de Tales para resolver situações do cotidiano.
- Utilizar as relações de proporcionalidade para resolver problemas envolvendo figuras semelhantes.
 
Matriz de Referência:

D17 - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e ou medidas que se modificam ou não se alteram.




IV. Objetivos: 
 
Reconhecer a semelhança de figuras geométricas no dia a dia através das formas iguais e dimensões proporcionais.
 
 V. Conteúdo:
 
FIGURAS SEMELHANTES

VI. Desenvolvimento do tema

Iniciar passando o vídeo da impressora 3D.  (http://www.youtube.com/watch?v=mWHAKrIHPFU) (http://www.youtube.com/watch?v=sz3cWeQDa6Q)
Fazer um questionamento aos alunos sobre os objetos apresentados no vídeo são iguais ou semelhantes ou parecidos?
Apresentação das fotos ampliadas e reduzidas (expostas no computador, arrastando-as apenas pelo comprimento ou largura ou em ambas as dimensões ao mesmo tempo).
Mostrar várias garrafas de refrigerante e  fazer as perguntas:  são iguais ou semelhantes ou parecidas?
Fazer os mesmos questionamentos utilizando brinquedos. Concluindo, o que é semelhante? A partir da resposta dos alunos consultar o dicionário e lançar o conceito matemático de semelhança.

Notas para o professor:
No início, há várias situações que permitem utilizar o termo semelhante em contextos do dia-a-dia. Pretende-se também que os alunos percebam que, em Matemática, dizer que duas figuras são
semelhantes não é a mesma coisa que dizer que elas sãoparecidas.
Duas figuras poderão ser parecidas mas não ser matematicamente semelhantes.
Dois retângulos são polígonos parecidos, mas só são semelhantes se houver proporção entre as medidas dos comprimentos dos seus lados. Dois pentágonos que tenham os lados todos iguais, podem ser considerados parecidos, mas só são semelhantes se os ângulos correspondentes dos dois polígonos forem iguais. 
 
VII. Recursos didáticos:
 
Fotos ampliadas e reduzidas, vídeo da impressora 3D, brinquedos em miniaturas, garrafas de refrigerante de 600ml e 2l. Figuras não semelhantes.
VIII. Avaliação:

Participação nas atividades e confecção dos murais.


XIX. Bibliografia:
http://www.youtube.com/watch?v=mWHAKrIHPFU
http://www.youtube.com/watch?v=sz3cWeQDa6Q
http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/032_Sequencia_Semelhancas_TP_3c.pdf

X. Elaboradores do Plano:
 
Igina F. Guidone (EE MONSENHOR JOÃO MUSH)
Florinda da C. Corriça de Freitas (EE MONSENHOR JOÃO MUSH)
Cleber dos Reis Junior (CIEP 134 VEREADOR JOSÉ LOPES DE ARAÚJO)
Magno dos Santos (CE PROFº AMAZOR VIEIRA BORGES)
Rosângela C. Nascimento (EE MONSENHOR JOÃO MUSH)

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