terça-feira, 23 de abril de 2013

ROMANCE



SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO 

SUBSECRETARIA DE GESTÃO DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA
DIRETORIA REGIONAL METROPOLITANA I










I. Plano de Aula: Data: 2013

II. Dados de Identificação:
Disciplina:LÍNGUA PORTUGUESA                                                  Série: 2º ANO EM      

III. Currículo Mínimo:

-  Relacionar a literatura realista/naturalista ao contexto sócio-histórico.
- Elaborar texto dissertativo sobre os textos literários estudados, considerando a influência que sofreram das teorias raciais pseudocientíficas do século XIX.

Matriz de Referência:

D01 - Localizar informações explícitas em um texto.
D03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D04 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D06 - Identificar o tema de um texto.
D07 - Identificar a tese de um texto.
D08 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.


IV. Objetivos:

Relacionar a obra Realista “Dom Casmurro” de Machado de Assis com a obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo. 

 V. Conteúdo:

ROMANCE

VI. Desenvolvimento do tema

Dividir a turma em grupos.
Após a leitura em grupo dos resumos passar os vídeos com as análises das obras.
ANÁLISE DA OBRA DOM CASMURRO 

ANÁLISE DA OBRA O CORTIÇO


Dividir os grupos, de forma que cada grupo realize as atividades referentes a um romance.
Para os grupos que ficarão responsáveis pela obra Dom Casmurro entregar o exercício do link: http://profmacambira.blogspot.com.br/2011/06/questoes-sobre-dom-casmurro.html
Para os grupos que ficarão responsáveis pela obra O Cortiço entregar o exercício do link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/5401/1/O-Cortico-Exercicios-de-Portugues/Paacutegina1.html


Finalizar a aula com uma proposta de texto dissertativo para ser entregue na aula seguinte. Os alunos deverão em grupo escrever um texto dissertativo relacionando as duas obras aos seus contextos históricos.


VII. Recursos didáticos:
Conversa informal, quadro, caneta, datashow, folha xerocadas.


VIII. Avaliação:
 
Observação e aplicação dos exercícios.

XIX. Bibliografia:

--
X. Elaborador do Plano:

LILIAN APARECIDA ALMEIDA GARRIT DOS SANTOS – DRP METROPOLITANA I

Nenhum comentário:

Postar um comentário